top of page

Uai <3


Já é a quinta ou sexta vez, que um motorista de São Paulo me pergunta se sou de Minas Gerais.

Um deles só de eu cumprimentar já teve certeza que eu era mineiro. ''Só com o seu 'OI, MOÇO, TUDO BOM COM CÊ?' percebi que você é de fora'', ele disse.

A última vez que um motorista do Uber me perguntou do nada se eu era de Minas eu soltei um: ''SIM, UAI, COMO CÊ SABE?''. Ele riu e disse: ''Olha o jeito que você fala''.

Quando eu mudei para São Paulo me sentia um caipira falando com meus ''CÊS'', ''UAI', ''SÔ'', ''ARREDAR'', ''TREM'' etc. Com o tempo percebi que é apenas um sotaque que merece ser respeitado e eu tenho que ter muito orgulho de falar assim.

Descobri, aqui em Sampa, que ''agarrado'' é uma gíria mineira. Soltei, recentemente, para um taxista: ''ESSE TRÂNSITO TÁ AGARRADO HOJE''. E ele me perguntou: você é mineiro, né? Por causa desse 'agarrado' que você soltou''.

Dessas conversas que acabam rendendo por causa do meu sotaque, um dia um motorista, após reconhecer que sou mineiro pelo meu jeito de falar, relembrou a história do ET de Varginha. E o melhor: contou que o sobrinho dele namorou uma das meninas que viu o ET. E que ela garante, até hoje, que viu o alienígena. E eu amei isso porque eu AMO casos de ETs, de ficar lendo histórias na internet e me cagando de medo à noite com medo de ser abduzido HAHAHAHA

Mas, voltando ao tema do post: esse mesmo motorista trabalhava como caminhoneiro e disse que conhecia a cidade que eu nasci, a região de MG, e que gostava bastante do povo mineiro e das cidades mineiras. No final da corrida, ao despedi, ele me disse:

‘’Coitado de você que está longe de Minas. Não deixa perder o elo com sua família e com seus amigos de lá. E nem fica tão apressado igual o povo de cá. Continue com essa calma. Felicidades, garoto’’

Pois é, Minas Gerais tá longe, mas tá em cada palavra que eu digo aqui e pulsando, bem forte, dentro do meu coração.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page