top of page

SIM


Queria falar sobre o SIM. Sobre dizer mais SIM para as coisas, as pessoas, as oportunidades e os desafios. Mas no meio do caminho tinha um NÃO.

E eu amo tanto o NÃO.

Acho essa palavra tão empoderada, necessária e egoísta de um jeito bom - se existe egoísmo bom, além do meu jeitinho fofo de detestar dividir comida, algo que meus amigos me criticam muito, mas eu continuo cultivando com uma leve culpa. A notícia boa, meus amigos, que meu egoísmo tem uma regra: divido comida, sim, com meus sobrinhos. Apenas com eles!

Queria falar do SIM, desde que li um livro da Shonda Rhimes, criadora das séries Greys Anatomy e Scandal. Ela conta como a vida mudou quando a irmã falou que ela nunca dizia SIM para nada.

Depois disso, Shonda começou a falar SIM pra todos os desafios que apareciam em sua trajetória. O fim da história tá no livro e spoiler é algo que eu absolutamente digo NÃO.

E eu AMO o NÃO, apesar de toda a problematização que existe entorno dessa palavra. Repara que para falar NÃO a gente pensa em 1001 desculpas pra justificar a resposta.

Uma vez, uma amiga me chamou pra sair em uma sexta-feira que eu já tinha tudo planejado: comer pizza e ver a série Sex Educacion. Quando vi a mensagem dela, pensei em qual desculpa poderia dar pra não ser cancelado e nem parecer um ingrato filho da puta que não quer encontrar a amiga.

Outro dia, um amigo me mandou uma mensagem dizendo que estaria em SP e completou: apesar de eu estar aí, na sua cidade, não terei tempo pra te ver essa vez. E pronto! Achei de uma fofura e grosseria geniais e tá tudo bem. E esse papo quem quer, encontra, 50% das vezes é besteira de coach porque o mundo real tem uber caro, trabalho que passa do expediente e muito desanimo.

Gosto do NÃO, porém tô tentando aplicar mais o SIM na minha vida.

Disse SIM pra uma viagem relâmpago pra Florianópolis; Disse SIM pro bloquinho de pré carnaval em SP; Disse SIM pra demostrar mais meus sentimentos pras pessoas: Disse SIM pra um open bar em plena sexta-feira na rua augusta e todo jovem chegando aos 30 anos sabe que esse tipo de rolê não nos pertence mais; Disse SIM pra academia, mesmo sabendo que tem o risco de, daqui três meses, eu largar - e esse é um spoiler que eu sei que vai rolar e digo SIM com orgulho.

Disse SIM para novos desafios e antigos medos.

Tô achando até bonito essa minha fase do SIM, apesar que uma amiga me falou que tô passando um pouco do ponto.

O SIM abre um leque de oportunidades, pessoas e cores em sua vida. Parece que tudo flui mais. Seu coração bate diferente com as novas sensações enfrentadas. E tem muito frio na barriga também.

O NÃO pode até te fechar portas, mas no fundo é algo que fortalece suas vontades, sua essência, quem vc é de fato e sem pressão externa.

Você entender e respeitar os seus “NÃOS” é essencial pra sua vida.

Esse texto não é nenhuma fábula que no final vai ter uma linda lição, da mesma forma que o livro da Shonda não me trouxe nenhuma solução mágica. Porém, me fez repensar que equilibrar o “SIM” e o “NÃO” da nossa vida é, talvez, um dos segredos para se viver bem - ou apenas se jogar num mundo que necessita de respostas.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page