Xô, pessoas tôxicas
- Ramon Cotta
- 28 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Na virada de 2017 pra 2018, eu prometi me desapegar de pessoas tóxicas.
Não fiz planos pra entrar na academia, nem de ter uma vida saudável e muito menos colocar aquelas promessas de todo ano em prática.
Prometi equilibrar a energia que eu gasto em pessoas.
Cortei o crush que me procurava só na hora que o interessava. Me afastei da amizade que só sabia apontar meus defeitos. Me estressei menos com a colega competitiva. Deixei de me importar com o familiar que tem ideias preconceituosas.
Me distanciei, me afastei, me desapeguei. E desapegar simplesmente é saber amar de uma nova forma, é se apegar a sua liberdade e respeitar o outro.
Eu sempre uso uma expressão com meus amigos que é “gastar a energia”. Uma amiga estava me contando de um boy que demorava 12 horas pra responder as mensagens dela, a enrolava com mil desculpas e eles não tinham expectativa nenhuma de avanço na relação.
Eu repetia pra ela: - vc tá gastando sua energia à toa com esse boy.
Passou um tempo, ele, finalmente, jogou a real pra ela que estava em outra e minha amiga morreu de amor. Depois de alguns dias, ela começou a ficar com um cara bacana, que disse que sempre a reparava e era a fim dela.
Minha amiga nunca se tocou disso e me disse:
- Ramon, é aquilo que a gente sempre conversa. Estamos tão focados às vezes num amor furado, numa dor, no crush lixo, em algo negativo, que a vida passa com outras opções melhores e gente nem repara.
E eu acrescentei:
- É aquilo de gastar nossa energia com quem não merece.
A gente sempre perde tempo com planos que envolvam o nosso físico, a vida financeira, a saúde, sonhos profissionais e amor. Talvez o começo pra que tudo isso se desenrole é começar a cortar as pessoas tóxicas nas nossas vidas.
Claro que quero uma vida mais saudável e ter mais dinheiro na conta. Mas se eu tiver tudo isso e continuar gastando energia em pessoas & situações erradas, teremos sempre o mesmo ano de bosta.
Então, pra 2018, comecei o ano a gastar mais energia naquela amiga que sempre está disposta a me ajudar, que às vezes, pela correria da rotina ou quando meu tempo estava dedicado erradamente pra alguém, eu não dava muita atenção.
Tive mais paciência naquela amizade que por mais que tinha diferenças bobas, eu sei que é um amigo que sempre estará ao meu lado.
E, até investir mais naquela paquera, que por mais que eu não queira nada sério, por enquanto, deixei claro que a relação que a gente tem pode ser uma deliciosa amizade, inicialmente (e colorida talvez, eu não tô morto kkk).
Tento, afinal é um aprendizado, equilibrar a minha energia e dosá-la ao distribuir. E pra começar esse processo, lembro de uma frase de Star Wars, que uma vez li num livro que é:
“Desligue o seu computador, desligue a máquina e seja você mesmo, siga seus sentimentos, confie em seus sentimentos”.
E eu acrescentaria: gaste a sua energia com o que merece, despegue de quem é tóxico.
Talvez esse seja o primeiro e o mais importante passo pra uma nova vida.

























Comentários