top of page

Solidão é sorte


Eu sempre admirei aquelas pessoas que fazem tudo sozinhas. Viajam sozinhas, jantam sozinhas, vão ao cinema sozinhas. Pra mim, desde que eu era novo, esse tipo de gente que é foda. Ou empoderada, pra usar uma expressão mais atual.

Não que eu não via beleza em outros estilos de vida. Choro em casamento. Me emociono com ultrasson do bebezinho da amiga. Incentivo o amigo a juntar suas coisas e morar com o namorado. Amo ouvir e viver histórias de amor.

Mas essas pessoas independentes, que fazem tudo sozinhas, e empoderadas (usarei novamente essa expressão, pois amo) nunca foram protagonistas das histórias que nos apresentam.

Da Disney, na infância, eram histórias da princesa e príncipe. Da adolescência, a novela teen com o casal que tenta ficar junto durante todo enredo e termina centenas de vezes por causa de uma vilã.

A gente cresce com o discurso que pra existir é necessário ter o afeto do outro.

Na semana passada, fui ao teatro sozinho. Cheguei ao local, retirei meu ingresso, e fiquei passeando ali ao redor, enquanto esperava o horário do espetáculo.

E aí bateu a culpa da solidão. Eu poderia ter chamado meu amigo que também ama teatro, ou a mina que mora comigo, o crush, ou algum contatinho do Tinder. Mas não. Eu estava ali, só, bem, feliz e, ao mesmo tempo, com a culpa da solidão pq na minha volta tinha casais apaixonados, família reunida e grupos de amigos.

Esses dias, uma amiga minha me mandou mensagem dizendo que tinha passado à noite anterior sofrendo por causa da solidão.

E eu respondi que aquilo não era solidão, era carência pura.

Ela tem amigos, família. Não tinha motivo pro desânimo. Ou pelo dias sem companhia.

Aí que temos que saber separar carência de solidão.

A gênia & youtuber, Jout Jout, até fez um vídeo que ela repete com essas palavras:

SOLIDÃO NÃO É UM PROBLEMA. SE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO MORRESSEM E APENAS VC FICAR, VOCÊ CONTINUA EXISTINDO. VOCÊ AINDA EXISTE SEM O OUTRO.

Foda d+ essa frase, que vou até repetir: VOCÊ AINDA CONTINUA EXISTINDO SEM O OUTRO.

Deve ser prazeroso casar, ter filhos, maratonar série junto com o mozão. Mas também há prazer em planejar seu fds sem ter compromisso com ninguém, inclusive sem os amigos.

Não existe coisa melhor do que eu poder ficar o tempo que eu quiser na livraria, procurando novos livros, ir sempre ao mesmo fast food pra pedir o mesmo hambúrguer com cheddar sem ter que mudar minha rotina ou ter que pedir o lanche pra viagem pq o outro tá te esperando.

A culpa da solidão vem também com o medo de ser considerado egoísta.

Egoísmo, talvez seja, aí dou moral aos meus amigos, a minha mania de não gostar muito de dividir comida, principalmente se for um chocolate ou bolacha.

A vida solidária não é problema. Problema é quando vc, pra ter alguém ao seu lado, se anula. Problema é quando para existir, você precisa do outro.

Só a laranja cortada tem outra metade. Gente não! A gente nasce inteiro. A gente nasce apenas para somar. A gente nasce pra ser feliz, como dizem, ou a gente nasce para brilhar, como também já cantou o Caetano Veloso.

É aquele ditado: Melhor só do que mal acompanhado.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page